A Quaresma deste ano convida os féis a um chamado à esperança e à conversão. Na mensagem intitulada “Caminhemos juntos na esperança”, o Papa Francisco convoca os católicos a serem firmes na caminhada cristã em unidade e por meio da confiança na promessa de Deus.
O Papa inicia sua reflexão ao recordar que a Quaresma é um tempo de preparação para a Páscoa. “Com o sinal penitencial das cinzas sobre as nossas cabeças, iniciamos na fé e na esperança a peregrinação anual da Santa Quaresma”, afirma Francisco. O Pontífice diz ainda que Cristo, morto e ressuscitado, é o centro da fé cristã e a garantia da vida eterna.
Podemos também relacionar essa jornada, sugere o Santo Padre, com a travessia do povo de Israel rumo à Terra Prometida.
“O lema do Jubileu — ‘Peregrinos de Esperança’ — traz à mente a difícil passagem da escravidão para a liberdade. Diante disso, estou realmente caminhando na fé ou estou paralisado pelo medo e pela acomodação?”

Caminhar juntos: a vocação da Igreja
A fé não deve ser vivida de forma isolada, pede Francisco: “Caminhar juntos, ser sinodal, é esta a vocação da Igreja”. Assim, o Espírito Santo impulsiona cada cristão a sair de si mesmo para encontrar Deus e os irmãos.
Francisco questiona se, em nossas comunidades, estamos realmente caminhando com os outros ou nos fechamos em nossas próprias necessidades. “Sigamos na mesma direção, ouvindo-nos uns aos outros com amor e paciência”, incentiva o Santo Padre, que pede um comprometimento dos fiéis a verificarem se, na vida pessoal e comunitária, há espaço para acolher e incluir aqueles que se sentem à margem.

O Papa pede que a esperança seja o horizonte do caminho quaresmal, lembrando as palavras do Papa Bento XVI na encíclica Spe salvi: “Nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados… poderão separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus”.
Por fim, façamos um exame de consciência: Estou convicto de que Deus me perdoa? Vivo concretamente a esperança que me impulsiona à justiça e à fraternidade?
A mensagem conclui com um apelo à confiança: “Graças ao amor de Deus em Jesus Cristo, somos conservados na esperança que não engana”. O Papa pede a intercessão de Maria, Mãe da Esperança, para que acompanhe os fiéis neste caminho rumo à Páscoa.
Fonte: Vatican News
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.